O Tema

Refugiado é uma pessoa que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”, em situações nas quais “não possa ou não queira regressar”.

A ONU considera a questão dos refugiados a maior crise humanitária do século.

Os dados da ACNUR, agência da ONU para refugiados, são de 65,6 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo. Diariamente, 28.300 pessoas são forçadas a deixar suas casas devido a conflitos e perseguições e, no momento, há 10 milhões de pessoas apátridas.

Em 2016, nacionais de 95 países solicitaram refúgio ao Brasil. Os países com maior solicitação de refúgio são: Venezuela, Cuba, Angola, Haiti e Síria.

Segue o link para o site da ACNUR, Agência da ONU para Refugiados:

www.acnur.org/portugues/

E o link para o site do Comitê Nacional para os Refugiados:

/www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/01/refugio-em-numeros-2010-2016.pdf

A campanha Páscoa Sem Fronteiras

O Colégio Dromos, a Pingu’s English School Sudoeste, a Unip Interativa Sudoeste e o Sistema Anglo juntam forças para promover a campanha de conscientização sobre o tema e arrecadação de cobertores e roupas para entidades que protegem os refugiados.

O ponto central de doação é EQSW 303/304 Área Especial Segunda Avenida Sudoeste, Brasília-DF, no Colégio Dromos. O recolhimento de doações também pode ser solicitado pelo whatsapp (61) 99244-9620.

Além das doações, a questão motivará a reflexão em sala de aula, orientada pelos professores, e um momento especial com a presença da especialista no tema, com ampla experiência nacional e internacional, a dra. Carolina de Abreu Batista Claro.

Participe dessa campanha!