Laboratório virtual
Dromos Física

Veja como esse simulador de circuitos do Phet pode auxiliar professores e estudantes

Laboratório virtual de eletricidade

Após divulgar e até ajudar na tradução do Algodoo para o português, outra excelente ferramenta para o aprendizagem de física, venho agora mostrar outro recurso já traduzido e online, o que facilita sua adoção nas aulas forçosamente remotas devido à pandemia de Covid-19, ou ainda no ensino híbrido, aulas invertidas ou mesmo nas aulas presenciais que lancem mão de recursos digitais.

Trata-se do de um laboratório virtual para montagem de circuitos elétricos do Phet, denominado Kit de Construção de Circuitos: DC – Virtual Lab. Como o nome já diz, trata-se de um simulador de circuitos elétricos de corrente contínua simples, para simular alguns conceitos da física da eletricidade e conta com medidores de voltagem e amperagem além de fios, luzes, interruptores e objetos comuns como clipes, moeda e o fetiche dos professores de eletricidade: um lápis.

Muito intuitivo, basta arrastar o objeto dos menus lateriais para a cena e clicar e arrastar a alça de arrastamento de um segmento de fio até o ponto de conexão do objeto para o incluir no circuito. O mesmo ocorrerá com o amperímetro e com os contatos do voltímetro.

Para desconectar, bastará clicar sobre a junção de dois componentes do circuito e clicar sobre o ícone de uma tesoura. Ao clicar sobre algum objeto outras opções são disponibilizadas, como o aumento da resistência, ou o surgimento do ícone da lixeira, o que permite sua exclusão (pode ser usada a tecla de atalho Delete como alternativa). Simples, né?

Caberá aos professores bolarem as situações para demonstração dos conceitos e aos alunos explorarem a ferramenta tentando entender os porquês dos efeitos obtidos evitando incendiar as pilhas e outros componentes devido a algum curto-circuito causado por um mau projeto. O que no simulador pode até soar engraçado mas que na prática poderia resultar em prejuízo e até em choques elétricos com consequências mais sérias.

Obs.: Não é possível eletrocutar o cachorro.

Bons estudos!

Kit para a construção de circuitos com baterias, resistores, lâmpadas ideais e não ôhmicas, fusíveis e interruptores. Determine se os objetos do dia-a-dia são condutores ou isolantes e faça medições com um amperímetro e voltímetro. Veja o circuito como um diagrama esquemático ou mude para a visão realista. Veja o sentido convencional da corrente ou o deslocamento dos elétrons.

Fonte: PhET
Visto no Brasil Acadêmi

entre em contato conosco

Fale com o nosso time de profissionais