Laboratório virtual
Dromos Física

Veja como esse simulador de circuitos do Phet pode auxiliar professores e estudantes

 

Laboratório virtual de eletricidade


Após divulgar e até ajudar na tradução do Algodoo para o português, outra excelente ferramenta para o aprendizagem de física, venho agora mostrar outro recurso já traduzido e online, o que facilita sua adoção nas aulas forçosamente remotas devido à pandemia de Covid-19, ou ainda no ensino híbrido, aulas invertidas ou mesmo nas aulas presenciais que lancem mão de recursos digitais.


Trata-se do de um laboratório virtual para montagem de circuitos elétricos do Phet, denominado Kit de Construção de Circuitos: DC – Virtual Lab. Como o nome já diz, trata-se de um simulador de circuitos elétricos de corrente contínua simples, para simular alguns conceitos da física da eletricidade e conta com medidores de voltagem e amperagem além de fios, luzes, interruptores e objetos comuns como clipes, moeda e o fetiche dos professores de eletricidade: um lápis.
 
Muito intuitivo, basta arrastar o objeto dos menus lateriais para a cena e clicar e arrastar a alça de arrastamento de um segmento de fio até o ponto de conexão do objeto para o incluir no circuito. O mesmo ocorrerá com o amperímetro e com os contatos do voltímetro.
 
Para desconectar, bastará clicar sobre a junção de dois componentes do circuito e clicar sobre o ícone de uma tesoura. Ao clicar sobre algum objeto outras opções são disponibilizadas, como o aumento da resistência, ou o surgimento do ícone da lixeira, o que permite sua exclusão (pode ser usada a tecla de atalho Delete como alternativa). Simples, né?
 
Caberá aos professores bolarem as situações para demonstração dos conceitos e aos alunos explorarem a ferramenta tentando entender os porquês dos efeitos obtidos evitando incendiar as pilhas e outros componentes devido a algum curto-circuito causado por um mau projeto. O que no simulador pode até soar engraçado mas que na prática poderia resultar em prejuízo e até em choques elétricos com consequências mais sérias.
 
Obs.: Não é possível eletrocutar o cachorro.
 
 
Bons estudos!
 
Kit para a construção de circuitos com baterias, resistores, lâmpadas ideais e não ôhmicas, fusíveis e interruptores. Determine se os objetos do dia-a-dia são condutores ou isolantes e faça medições com um amperímetro e voltímetro. Veja o circuito como um diagrama esquemático ou mude para a visão realista. Veja o sentido convencional da corrente ou o deslocamento dos elétrons.
 
Fonte: PhET
Visto no Brasil Acadêmi

entre em contato conosco

Fale com o nosso time de profissionais

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

atendimento

segunda a sexta

9h às 19h

telefone

(61) 3344-0004

email

secretaria@colegiodromos.com.br